Passados três meses de pandemia, os municípios paraibanos começam a estudar maneiras de retomar ao “novo normal” das atividades. Em Guarabira, o prefeito Marcus Diogo explicou através de vídeo, como funcionará o Decreto Estadual no município.
Quatro bandeiras classificatórias para a avaliação dos municípios foram adotadas. Elas determinam se as cidades podem adotar os parâmetros de fiscalização e são diferenciadas por cores: verde, amarelo, laranja e vermelho. Segundo Marcus, entra em vigor a bandeira laranja, que permite retomada das atividades de serviços essenciais como: agropecuária; cadeia produtiva e atividades essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; e administração pública.
Marcus Diogo ainda explicou, que independente de bandeira, o Decreto Estadual permite a retomada de atividades como:
- Transporte intermunicipal e as rodoviárias do estado voltarão a funcionar.
- Construção civil volta a funcionar de acordo com protocolos apresentados pelos municípios.
- Missas e cultos podem voltar no sistema drive-in, com pessoas dentro dos veículos, ou presencial com 30% da capacidade das igrejas.
- Call centers e indústrias funcionam conforme exigências estabelecidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
- Equipamentos de cultura e esporte pertencentes ao estado permanecem fechados.
- Será liberado o funcionamento de salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas.
- Shoppings centers vão funcionar com delivery de mercadorias, inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias.
- Hotéis, pousadas e similares vão funcionar para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus.
- Estabelecimentos que trabalham com locação de veículos voltam a funcionar obedecendo regras de distanciamento.
O prefeito voltou a relembrar da importância da colaboração e conscientização da população, para que possa diminuir o contágio do coronavírus em Guarabira, para que tudo possa voltar a funcionar o mais breve. Marcus Diogo também frisou os cuidados com a higiene pessoal, que tem sido, até então, a única ‘arma’ na luta contra o inimigo invisível.
Redação Só Política PB