Com apoio de 11 partidos, Baleia Rossi lança candidatura oficial à presidência da Câmara

Deputado do MDB terá como principal adversário Arthur Lira (PP-AL), nome defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. Eleição da Câmara será em fevereiro, em data a ser definida.

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) lançou nesta quarta-feira (6), oficialmente, sua candidatura à presidência da Câmara. O parlamentar tem o apoio de 11 partidos e do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A eleição será no início de fevereiro, em data ainda não definida.

A candidatura foi oficializada em um ato na Câmara com lideranças dos partidos aliados – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, as siglas somam 261 parlamentares, mas a votação é secreta e, por isso, pode haver votos divergentes.

No discurso, Baleia ressaltou que as legendas que compõem o seu bloco, embora em polos opostos no espectro político e com divergências sobre diversos temas, resolveram se unir para defender a democracia e a liberdade do Parlamento.

“Vivemos um momento histórico, sim, e vale esse registro porque, desde a redemocratização do nosso país, nós não tínhamos um movimento de união de partidos que pensam diferente formando uma frente ampla. E existe um motivo para isso, nós somos o que a sociedade espera, a sociedade quer mais união, quer mais compaixão, quer mais respeito, quer mais igualdade. A sociedade espera uma luta por democracia e por liberdade”, afirmou.

“Somos diferentes, pensamos diferente o papel do estado, a ação na economia. Em vários pontos, nós divergimos, mas a beleza da democracia está no respeito e na boa convivência com quem pensa diferente de você”, acrescentou.

Baleia lamentou as mortes ocorridas por Covid-19 no país e defendeu o acesso à vacina gratuita para todos os brasileiros. Acrescentou ainda que, por sugestão de vários líderes do bloco, conversou com Rodrigo Maia, para que, se necessário for, a Câmara se reúna durante o recesso para aprovar medidas urgentes ligadas ao tema.

O bloco foi costurado por Rodrigo Maia na tentativa de emplacar um sucessor.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *