CONDE: Olavo Macarrão quer discutir uma ‘agenda’ voltada para o povo Tabajara

O pré-candidato a prefeito da cidade de Conde, no Litoral Sul do Estado, Olavo Macarrão (Cidadania) disse neste domingo (19), que pretende promover uma agenda de discussão acerca de importantes temas voltados ao povo Tabajara.

De acordo com Olavo, é preciso tratar sobre “uma agenda de proteção, cuidado, respeito, valorização e inclusão, voltados aos povos indígenas em nosso município. Isso começa pelo reconhecimento e demarcação das terras indígenas do povo Tabajara na Barra de Gramame”. O município tem hoje duas aldeias povo indígena Tabajara. Uma localizada em Mata de Chica e outro na Barra de Gramame.

O pré-candidato publicou uma homenagem aos povos indígenas por ocasião do ‘Dia do Índio’, comemorado anualmente desde 1943, em decorrência de Decreto-lei 5540, do então presidente, Getúlio Vargas.  A data foi sugerida por lideranças indígenas e remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no ‘Primeiro Congresso Indigenista Interamericano’.

Para Olavo Macarrão, “Esta não deve ser uma data para simplesmente cantar, fazer desenhos e dizer que essa terra era dos índios. Esta é uma data para reverenciar a memória de um povo sem o qual nós não seríamos. Esta é uma data para afirmar que somos todos iguais e somos um só povo. Somos brasileiros!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *