Conselheiros do OP passam por formação com secretarias da Prefeitura de João Pessoa

Visando continuar fortalecendo o diálogo com a população e explicar o funcionamento das secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Orçamento Participativo (OP) realizou, na tarde desta segunda-feira (3), o Processo de Formação para Conselheiros do OP e as lideranças de bairro. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal, no Centro da Capital.

Na ocasião, foram dadas informações referentes aos serviços oferecidos, o que é de responsabilidade das secretarias de Habitação Social (Semhab), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação e Cultura (Sedec) e Juventude Esporte e Recreação (Sejer), um momento para tirar dúvidas e estreitar os laços entre gestão e sociedade civil. Na próxima segunda-feira (10), irá acontecer outra formação com mais quatro secretarias da PMJP.

Para o secretário do Orçamento Participativo, Francisco José Silva, a formação irá contribuir na capacitação dos conselheiros e líderes de bairro, visando gerar mais consciência na hora dos votos das Assembleias do Orçamento Participativo. “As secretarias presentes aqui irão explicar o funcionamento e esclarecer a população como a Prefeitura de João Pessoa pode contribuir para melhorar ainda mais cada região. Saindo daqui, eles podem ser multiplicadores dessa informação, gerando mais consciência para os moradores dos bairros da Capital”, disse.

Edilma da Costa Freire, secretária da Sedec, destacou o objetivo da PMJP em continuar dialogando com a população. “Essa é uma tarde de muita interação com os conselheiros, mostrando a importância da Secretaria da Educação, informando a nossa missão enquanto gestão e visando contribuir ainda mais para quem mais precisa da nossa cidade”, contou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Diego Tavares, explicou o que foi compartilhado para os conselheiros e líderes de bairro na formação. “Mostramos as nossas políticas sociais de João Pessoa. Hoje estamos presentes nos 64 bairros, nas 110 comunidades, sempre com serviço nas diversas áreas de atuação. Na verdade, temos um cinturão social na cidade de João Pessoa com políticas públicas para as crianças e os adultos, sempre preocupados em mudar cada vez mais a realidade da população”, destacou.

Orçamento Participativo – O OP tem como principal objetivo permitir à sociedade uma participação direta junto à gestão, bem como na elaboração das leis que tratam de orçamento público e de consulta sobre diretrizes para aplicação dos recursos financeiros. É um mecanismo que visa promover o diálogo ouvindo a população nas tomadas de decisão e na escolha das prioridades a serem implementadas pela administração pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *