DE CAIR O QUEIXO: Campanha do governo do RJ contra a Covid mostra ‘médico’ com máscara de cabeça para baixo

Clip nasal, que deveria estar no nariz, foi parar no queixo. Peça publicitária custou R$ 13 milhões e foi veiculada nas ruas e nas redes sociais. Secretaria se desculpou e classificou o episódio com um ‘equívoco’. Material foi recolhido.

Uma campanha publicitária do governo do Rio de Janeiro, que custou R$ 13 milhões, mostra uma pessoa usando a máscara facial de forma errada. O homem da campanha veste um jaleco em que é possível ver escrito as palavras “dr.” e “médico”.

Desenvolvida justamente para incentivar o uso de máscara, uma das fotos da campanha mostra o item de proteção individual colocado ao contrário, de cabeça pra baixo.

A campanha publicitária ganhou as ruas do estado e as redes sociais. Olhando rápido, nem dá para perceber. Mas chegando mais perto da imagem é possível ver o erro: a máscara está de cabeça pra baixo.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde pediu desculpas pela imagem que mostra um homem usando a máscara de cabeça pra baixo e classificou o episódio de um “equívoco”. Confira abaixo a íntegra da nota:

“A Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Publicidade do Governo do Estado do Rio pedem desculpas por não terem percebido esse equívoco no uso da máscara dentro do nosso maior intuito nesta campanha: incentivar as pessoas que já podem se vacinar a buscar a imunização contra a Covid-19 e a manter as medidas de proteção. As peças publicitárias da primeira fase da campanha já foram recolhidas ontem (09.04) e uma segunda fase irá para as ruas nesta terça-feira (13.04)”.

Uso correto

O uso de máscaras se tornou uma parte importante do combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Mas como usá-la de forma correta?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que é fundamental higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel antes e após colocar e usar a máscara. Isso independe se quem faz uso do acessório tem ou não tem sintomas da Covid-19 — todos devem usar.

  • Com as mãos lavadas, é preciso colocar a máscara sobre o rosto de modo que cubra tanto queixo quanto nariz.
  • A máscara não pode ficar frouxa no rosto. Para isso, use o acessório de metal na parte superior da máscara para aderi-la ao nariz, evitando evitar entrada e saída de ar.
  • Durante uso, não se deve tocar na máscara. Por isso, não é recomendado ficar tirando e colocando a máscara várias vezes. Ela também não deve removida durante a fala.
  • Quando for retirar a máscara, a pessoa não deve encostar a mão no tecido, apenas nas alças laterais que ficam acopladas à orelha.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *