EM JOÃO PESSOA: Luciano Cartaxo entrega Unidade de Saúde da Família no Bairro dos Novais

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta quarta-feira (11), a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Novais I, no bairro dos Novais. Esta é a 34° unidade que a atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrega a população, entre novas, reformadas e ampliadas, melhorando a prestação dos serviços na Atenção Primária e qualificando os atendimentos com apoio do Programa Gerente Saúde. Com 203 equipes de saúde da família espalhadas por toda a cidade, são realizados mais de 10 mil atendimentos, por dia, na Capital.

A unidade passou por uma reforma para recuperar sua estrutura e melhorar as instalações. Foram investidos R$ 101.665,71 para a instalação de um novo consultório de odontologia, ampliação da área de esterilização, manutenção hidráulica e elétrica, revestimento e pintura, instalações para climatização, construção da casa de lixo e do compressor, substituição de bancadas, entre outros. Com uma equipe de Saúde da Família, a unidade tem capacidade de atender quatro mil pessoas.

“Seguimos fazendo muitos investimentos na saúde da Capital, dando uma atenção especial às Unidades de Saúde da Família para facilitar o acesso das pessoas a um atendimento de qualidade perto de suas casas. Melhoramos a infraestrutura das unidades e vamos seguir aperfeiçoando os serviços para dar mais agilidade aos atendimentos, realização de exames, vacinas e distribuição de medicamentos, acompanhando de perto os profissionais que atuam nas unidades com o suporte do Gerente Saúde”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A USF conta com uma equipe formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, técnico em enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos e auxiliar de serviços gerais. São oferecidos serviços como atendimento médico, odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização e visitas domiciliares.

Dentre as ações desenvolvidas na unidade estão: acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea; dispensação de medicamentos, vacinas, atividades de educação em saúde; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *