João Azevêdo abre ano letivo, assina editais e lança Plano de Inovação e Tecnologia

Os editais assinados pelo chefe do Executivo são referentes ao “Arte em Cena: Festival de Arte e Cultura na Escola”, com o tema ‘Nos acordes do Mestre Sivuca: O poeta do som’; Concurso de Redação com o tema ‘Inteligência Artificial: A nova fronteira da Ciência brasileira’; Se Liga no Enem Revisão PB para a modalidade aluno egresso e aluno concluinte do Ensino Médio; II Concurso de Redação Se Liga no Enem PB; Prêmio Mestres da Educação; Prêmio Escola de Valor; Apoio a Egressos de Excelência da Rede Pública de Ensino do Estado da Paraíba; Processo Seletivo de Estudantes da Rede Pública Estadual para Cursos Técnicos de Nível Médio; Primeira Chance; e Ouse Criar.

Na ocasião, também foi realizado o lançamento do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Para Aprendizagem, que tem o objetivo de garantir e implementar ferramentas de tecnologia em todas as escolas da rede estadual da Paraíba, no período de quatro anos, representando investimentos de cerca de R$ 119,6 milhões na aquisição de plataformas digitais, equipamentos e serviços de instalação de conectividade, além de cursos de capacitação para professores. Ainda foram concedidos certificados a dez alunos que ficaram nas primeiras colocações nos cursos que escolheram no Enem e realizada aula show do Se Liga No Enem para centenas de estudantes da Rede Estadual e apresentações culturais.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo ressaltou a satisfação de autorizar ações que representam investimentos de aproximadamente R$ 160 milhões na educação. “É uma satisfação poder participar da abertura do ano letivo, trazendo novidades com a assinatura dos editais que irão compor a nossa proposta para este ano em termos de participação dos alunos e professores, além do lançamento do Plano Estadual dentro das unidades escolares. Hoje é um dia de celebração por comemorar o que há de mais importante em termos de políticas públicas para a educação. Eu tenho convicção de que estamos fazendo com que esse segmento melhore a cada dia, pois atingimos 53% das escolas em sistema integral e tenho orgulho de ver os nossos alunos nos primeiros lugares no Enem e nota 1000 na Redação”, frisou.

O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou os investimentos que a gestão irá desenvolver para fortalecer a educação no Estado. “É uma grande satisfação iniciar o ano letivo para cerca de 250 mil crianças e jovens. Em 2020, pretendemos ir mais além, com o lançamento de uma série de editais para obtermos mais resultados positivos. A nossa ideia é estimular os nossos alunos para que eles possam conquistar cada vez mais espaços. Nós apoiamos as escolas integrais, mostrando todo nosso comprometimento com o ensino de qualidade, baseado no projeto de vida do aluno e, além disso, vamos reformar e construir mais escolas”, disse.

O vereador de João Pessoa, Bruno Farias, elogiou o governo pelas ações voltadas em prol da educação. “É muito bom ver a alegria, o entusiasmo e motivação de cada estudante. As apresentações culturais, as atividades lúdicas, editais e o planejamento feito para o ano de 2020 representam as portas abertas para os nossos sonhos e tenho certeza de que o governador dedica o melhor de seu tempo para proporcionar educação de qualidade aos jovens”, declarou.

O diretor da Escola Cidadã Integral Lyceu Paraibano, Olegário Vieira, evidenciou o trabalho desenvolvido para garantir um ensino de qualidade. “Nós estamos muito felizes, o planejamento para o ano letivo já foi iniciado e esse dia da acolhida é muito importante diante do que presenciamos do progresso da nossa educação. Os alunos da escola pública estão tendo uma formação de excelência, com um ensino de qualidade e conquistando primeiros lugares nos melhores cursos das universidades públicas, fruto da determinação do governo de colocar a educação como prioridade e a Escola Integral só veio para contribuir porque, além da base curricular, os alunos têm um acompanhamento bem maior”, avaliou.

O estudante Gilbert Fagundes falou da expectativa para o início do ano letivo e destacou a qualidade do ensino na rede estadual. “A expectativa é grande, principalmente porque estudamos no sistema integral, que é algo único, especial, diferente e a escola está totalmente preparada e eu recomendo demais. Eu estudei o ensino fundamental em escola particular, mas não me arrependo de ter ido para a escola pública porque o ensino da Paraíba é feito com excelência”, falou.

A aluna Yanara Lima também aprovou a metodologia de ensino da Paraíba. “Eu acho muito bacana e aumenta a aprendizagem dos alunos que têm talentos guardados. Temos muitos resultados legais, como uma aluna de Coremas que tirou nota mil na Redação e esperamos ter mais resultados satisfatórios”, comentou.

A solenidade também foi prestigiada pelo deputado estadual Buba Germano; pelo vereador de João Pessoa, Zezinho do Botafogo; prefeitos; e auxiliares do Governo da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *