João Azevêdo nomeia professora Célia Regina como nova reitora da UEPB

Em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11) o governador João Azevêdo nomeou a nova reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina, e a vice-reitora, professora Ivonildes da Silva, que encabeçam a lista tríplice resultante da consulta feita junto à comunidade universitária pelos próximos quatro anos.

O anuncio de nomeação foi feito ontem (10), mas só ocorreu de forma oficial nesta sexta com a publicação no Diário Oficial. A decisão vem no mesmo entendimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que decidiu que o presidente Jair Bolsonaro deve respeitar as escolhas das listas tríplices nomeando os mais votados das instituições federais.

A decisão de Fachin deve interferir diretamente na escolha do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, último colocado na consulta acadêmica e sem votos no Conselho Superior, favorecendo Teresinha Dominiciano, primeira colocada.

Sobre as eleições na UEPB

As professoras Célia Regina Diniz e Inovildes Fonseca obtiveram um percentual de 44,54% do total de votos da comunidade universitária da UEPB, recebendo 388 votos dos docentes, 283 dos técnicos administrativos e 2.027 dos discentes no dia da consulta prévia, realizada em 21 de outubro. Elas terão um mandato de quatro anos 2021-2024.

Definida pelos Conselhos Universitário (Consuni) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), a lista tríplice  também integra os nomes do professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira e da professora Maria Isabelle Silva Dias Yanes, que alcançaram 20,97% dos votos, ficando em 2º lugar; e do professor José Etham de Lucena Barbosa e professora Valdecy Margarida da Silva, que ficaram no 3º lugar com 16,97% dos votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *