Luciano Cartaxo entrega Central de Imunobiológicos e espaço tem capacidade de armazenar e distribuir até 900 mil doses de vacinas

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, na manhã desta segunda-feira (20) a Rede de Frio – Central Municipal de Imunobiológicos Doutor José Eymard. Esta é uma estrutura inédita no país por ser a primeira central de acondicionamento e distribuição de vacinas municipal construída no país em conformidade com todas as normativas do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vai contribuir para facilitar na logística de armazenamento, preparo e distribuição de vacinas em toda a rede de saúde da Capital. Com um investimento de mais de R$ 1,7 milhão na construção e compra de equipamentos, o local tem capacidade de armazenar até 900 mil doses de 18 tipos de vacinas.

“A Central de Imunobiológicos foi construída seguindo as mais modernas normas de acondicionamento e distribuição de vacinas, o que nos permitirá realizar campanhas de vacinação e ter disponibilidade para cobrir toda a população alvo destas ações. Através desta Rede de Frio teremos a segurança técnica para garantir a assistência e cuidado à população da Capital de forma preventiva com uma equipe qualificada e a capacidade de armazenar um grande número de vacinas dos mais variados tipos para abastecer nossos mais de cem pontos de vacinação. E mais vacina significa mais saúde e mais qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O espaço é responsável pela distribuição de vacinas aos serviços de saúde do município e, conta com o mais completo e moderno sistema de armazenagem de vacinas e insumos relacionados à imunização. A Central possui 20 câmaras com sensores de temperatura para acondicionar e manter as vacinas entre 2°C e 8°C, com intuito de promover uma melhor conservação dos imunobiológicos e, consequentemente, uma maior eficácia e segurança na imunização.

A estrutura do serviço contará com sala para os técnicos e administrativo, sala de informática, sala de treinamento e capacitação dos profissionais da rede, sala de armazenagem e controle, sala de preparo, almoxarifado, recepção, coordenação, auditório e depósito. Com toda essa estrutura, a Rede de Frio tem como objetivo manter o processo de armazenamento, conservação, manuseio, distribuição e transporte dos imunobiológicos garantindo condições adequadas de refrigeração.

A Central, que presta uma homenagem ao médico José Eymard Medeiros, ex-secretário de Saúde da Capitalica e que fica localizada na Rua Diógenes Chianca, também será importante no período que antecede as campanhas de vacinação para capacitar os profissionais que irão prestar os serviços assistenciais relacionados à vacinação nas salas da Capital e a estrutura será o ponto de distribuição para as vacinas. “Importante destacar que a Central não será um espaço de vacinação aberto ao público. As pessoas devem continuar buscando os postos de vacinação”, explicou o diretor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Virgolino.

Salas de Vacinas – João Pessoa oferta o serviço de imunização em mais de 100 salas de vacinas, localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais, Maternidades públicas e privadas, Hospitais e, no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e, no Centro Municipal de Imunização (CMI). Para ter acesso aos serviços de imunização, os usuários devem procurar a USF, e no caso de urgência, ir a uma unidade de referência.

Saiba quais vacinas fazem parte do no calendário nacional de vacinação:

BCG (Bacilo Calmette-Guerin) – (previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea);

Hepatite B;

Pentavalente (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB);

Vacina Inativada; Poliomielite (VIP) (previne poliomielite ou paralisia infantil);

Vacina Oral Poliomielite (VOP) – (previne poliomielite ou paralisia infantil);

Pneumocócica 10 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo);

dTpa (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) – previne difteria, tétano e coqueluche;

DTP (Difteria, tétano e coqueluche);

Rotavírus (previne diarreia por rotavírus);

Meningocócica C (previne as meningites do soro tipo C);

Febre Amarela – dose única (previne a febre amarela);

Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola);

Pneumocócica 23 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo);

Influenza – (previne contra a gripe e suas complicações);

Hepatite A;

Varicela atenuada (previne varicela/catapora);

HPV (previne o papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais);

Dupla Adulto (previne difteria e tétano).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *