Luciano Cartaxo entrega novo Hospital Prontovida e João Pessoa chega a 212 leitos de atendimento à Covid-19

O novo Hospital Prontovida, preparado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para atender exclusivamente pacientes com Covid-19, já está pronto e pode começar a receber os primeiros pacientes a partir desta sexta-feira (15). O prefeito Luciano Cartaxo entregou a unidade de forma simbólica no início da manhã. O espaço terá capacidade de oferecer 114 leitos. Com 30 novas vagas já à disposição, sendo 10 de UTI, a Capital paraibana chega a 212 alas para o atendimento a casos do Coronavírus de média e alta complexidade.

O novo Prontovida tem três áreas para a implantação de UTIs, farmácia, central de abastecimento, laboratório, radiologia, copa, refeitório, sala de repouso e almoxarifado. O hospital também irá realizar exames, a exemplo de Raio-X e laboratoriais. A unidade conta com respiradores, ventiladores, monitores, além de aparelhos para a reanimação de pacientes, necessários para o atendimento de Covid-19. Os pacientes serão encaminhados a partir das Centrais de Regulação.

Neste primeiro momento, 178 profissionais, incluindo médicos clínicos, infectologistas, cardiologistas, intensivistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas, já estarão atuando. Com a abertura de todos os leitos, o Prontovida terá aproximadamente 500 pessoas trabalhando diariamente. Estes profissionais foram contratados de forma emergencial pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por processo seletivo.

Localizada no bairro de Tambiá, a unidade funciona no prédio já ocupado por um hospital no passado. O espaço precisou ser completamente reestruturado com novas redes elétrica e hidráulica, instalação de dutos para gases hospitalares, reparo e reinstalação da climatização, além de pintura e retalhamento. As obras foram coordenadas pela secretária de Infraestrutura (Seinfra), Sachenka da Hora. O Prontovida foi completamente equipado e terá novos leitos sendo abertos gradualmente, chegando à capacidade máxima de 114 leitos, sendo 32 de UTI. As obras contaram com o apoio da Energisa e do Mundo das Tintas, que doou parte das tintas utilizadas na pintura do prédio.

Rede – Além do novo Prontovida, o atendimento a casos do novo Coronavírus na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa está sendo realizado no Hospital Santa Isabel, Hospital Infantil do Valentina, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Valentina e Cruz das Armas, Hospital São Luiz, e também no Hospital Universitário Lauro Wanderley, que foi credenciado a partir de uma parceria com a Prefeitura de João Pessoa para oferecer leitos de UTI e de Enfermaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *