MÊS DA MULHER: Assembleia Legislativa debate conquistas das mulheres na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (10), Sessão Especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (8). O evento foi proposto pelo presidente da Casa, Adriano Galdino, em conjunto com a presidente da Comissão de Direitos da Mulher, deputada Camila Toscano, que ressaltaram a luta da ALPB em favor dos direitos femininos e os desafios que ainda precisam ser superados pelas mulheres.

A sessão foi bastante prestigiada, com a presença de representantes do Tribunal de Justiça (TJPB), do Ministério Público Estadual (MPPB), da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), das delegacias de atendimento às mulheres, entre outras autoridades. Camila Toscano ressaltou que o objetivo do evento foi mostrar as ações que a Casa, juntamente com as autoridades, tem realizado para ajudar as mulheres na Paraíba.

“Há milhares de pessoas no Estado trabalhando para melhorar o que já tem sido feito pelas mulheres. Buscamos fazer uma sessão diferente para mostrar o resultado dessas atividades em defesa de todas. Mostramos para as paraibanas que elas não estão sozinhas, convidamos uma rede de autoridades que trabalham em prol das mulheres, apresentamos as leis que aprovamos na Assembleia em defesa delas. Fizemos uma espécie de prestação de contas para mostrar o apoio”, disse Camila Toscano.

A presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Eliane Galdino, homenageou algumas mulheres com rosas. Ela ressaltou que a sessão também teve a finalidade de destacar a importância da figura feminina. “ Debatemos e ouvimos a voz da mulher. A Assembleia Legislativa, sempre preocupada, realizou mais uma vez essa discussão, que envolve o universo feminino”, destacou a presidente.

Conforme apresentado pela deputada Camila Toscano, o Poder Legislativo já produziu e aprovou uma série de matérias em defesa das mulheres. Muitas já se transformaram em leis e têm contribuído para a defesa dos direitos femininos. Todos os parlamentares estão empenhados nessas atividades realizadas pela Casa. A presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB, a deputada Pollyanna Dutra, reafirmou a busca em defender os interesses da mulher paraibana. “Estamos comemorando mais um dia de luta em defesa da cidadania feminina em todo o mundo”, disse.

Já a deputada Doutora Paula destacou que o Dia Internacional da Mulher, mais do que um dia de comemoração, é um dia de luta e de reivindicação. “Continuaremos reivindicando os direitos de igualdade das mulheres. Igualdade sexual, igualdade no trabalho, igualdade no poder econômico. Avançamos, mas nós queremos mais e precisamos reivindicar muito mais”, afirmou a parlamentar.

“É essa parceria que precisamos entre as mulheres. Muitas são vítimas de violência doméstica e não falam porque não têm para onde ir e acreditam que permanecer no seu lar vai fazer com que protejam a família. Esse debate foi muito rico para que a gente possa contribuir para melhorar o que já vem sendo feito para defender nossas mulheres”, disse a deputada Jane Panta.

A sessão especial contou ainda com a presença da secretária Executiva de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; do procurador de Justiça Valberto Lira; da juiza Graziela Queiroga; da coordenadora das Delegacias Especializadas da Mulher no Estado, Maisa Féliz; da prefeita do município de Alagoinha, Maria Rodrigues; da presidente da Comissão de Combate a Violência Contra a Mulher da OAB, Izabella Ramalho. A solenidade também teve a apresentação do Coral da Assembleia Legislativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *