PARCERIA: Cecaf oferece feira online durante isolamento social a partir de parceria com UFPB

A Prefeitura de João Pessoa firmou parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e disponibilizou um site para o público que frequenta a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) estabelecer contato direto com os produtores agrícolas durante o período de isolamento social. Com isso, a entrega dos alimentos poderá ser feita em casa. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Centro de Informática (CI) e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), da UFPB, a partir da articulação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O endereço virtual está disponível na aba de serviços do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e também é possível acessar no portal (https://laser.ci.ufpb.br/agricultura-familiar/). Os interessados encontram nome, contato e produtos a serem comercializados, especificados de acordo com o que cada agricultor oferta.

“A iniciativa surgiu a partir da suspensão das atividades na Cecaf durante o período de isolamento social. Fizemos um levantamento para ver o quantitativo de agricultores familiares cadastrados que teriam condição de vender pela internet e que tinham disposição para realizar entregas. Dos 130 que comercializam na Cecaf, 22 informaram que tinham acesso à rede e sinalizaram interesse em vender online. A UFPB é uma grande parceira nossa e abraçou o projeto. Os agricultores que estão participando estão felizes com a proposta”, explicou Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

De acordo com Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano, apesar de o site ter surgido durante um período de emergência, a intenção é ampliá-lo, ofertando os serviços dos agricultores da Cecaf à população. “Neste momento, reforçamos a importância de permanecer em isolamento social e o site traz a comodidade necessária aos consumidores nesse cenário de combate à Covid-19″, explicou ele.

Central

Localizada no José Américo, comporta 130 agricultores de 24 municípios paraibanos. O espaço comercializa frutas, verduras, hortaliças, tubérculos, ovos, queijos variados, farinha, goma, biscoitos artesanais, comidas típicas, entre outros produtos. A feira da agricultura familiar acontece às quintas, sextas e sábados, das 5h às 12h. Desde o dia 23 de março a feira presencial foi temporariamente suspensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *