Projeto Qualidade de Vida: Tribunal de Justiça da PB vai lançar plano de ação preventivo contra o novo coronavírus

No início da próxima semana, um plano de ação educativo e de prevenção ao novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, será lançado pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba. As ações serão definidas em uma reunião a ser realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Setor Médico do TJPB e coordenada pela gerente do Projeto, Valéria Beltrão. Ela adiantou que lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar são medidas simples que ajudam a evitar a propagação do coronavírus.

“É importante destacar que o único caso suspeito na Paraíba foi descartado. Isso significa dizer que não existe motivo para pânico. Contudo, precisamos tomar alguns cuidados, durante nossa rotina de trabalho e familiar, como lavar as mãos e ficarmos atentos a eventuais sintomas”, informou Valéria Beltrão. Ela disse ser a favor do uso de álcool gel, como forma de combater, inclusive, outras doenças, como o H1N1.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o novo coronavírus causa sintomas variados, sendo os mais comuns tosse seca, febre e cansaço. Ele pode ser transmitido pelo ar, nas formas de gotículas da saliva, do espirro, da tosse, do catarro e da fala de indivíduos infectados. Já pelo contato, por meio do beijo, aperto de mão ou abraço. O vírus ainda pode ser transmitido por superfícies não higienizadas e no consumo de carne de animais silvestres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *