Secretário de Meio Ambiente da Capital é eleito Diretor da Regional Nordeste do CB27

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Abelardo Jurema Neto, foi eleito diretor da Regional Nordeste do CB27, durante o XVIII Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que está sendo realizado em São Paulo.  O CB27 é um fórum que reúne todos os gestores de meio ambiente das capitais do Brasil e do Distrito Federal.

Neste XVIII Encontro do CB27 estão sendo discutidos os objetivos das capitais brasileiras na agenda da biodiversidade para o ano de 2020. O Fórum se posiciona como um interlocutor entre o Governo Federal e os governos locais, numa preparação para a COP 15, a Conferência de Biodiversidade das Nações Unidas, prevista para ser realizada em outubro, em Pequim, na China. Entre as estratégias discutidas está a conexão entre a pauta global com a agenda de biodiversidade nas cidades, identificando oportunidades de cooperação para os governos locais.

A escolha do secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, como diretor da Regional Nordeste do CB27 é o reconhecimento da agenda positiva da PMJP em relação às questões ambientais. Para o secretário, “esse é um reconhecimento das ações como as atividades do Programa João Pessoa Carbono Zero, Projeto Escola Semente, Poda Programada, ações do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, o trabalho da educação ambiental, promovido pela equipe do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) da Bica, e inúmeras outras ações, desenvolvidas pela gestão”, concluiu.

CB27

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.

Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de Encontros Nacionais e Regionais, realizados periodicamente e recepcionados pelas capitais. Desde 2012 foram mais de 16 Encontros Nacionais e 17 Encontros Regionais, além de visitas técnicas e missões internacionais para compartilhamento de experiências.

ICLEI

Governos Locais pela Sustentabilidade  é uma rede global de mais de 1.500 cidades e regiões que estão comprometidas com a construção de um futuro sustentável, influenciando 25% da população urbana global. O ICLEI  Foi fundado em 1990 por 200 governos locais de 43 países, que se reuniram no primeiro Congresso Mundial de Governos Locais por um Futuro Sustentável na sede das Nações Unidas em Nova York.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *